07/04/2025 - Este vai ser o ano do ´Click to Pay´, diz presidente da Mastercard Brasil
VoltarPor: Valor Econômico
Após o início da implementação no ano passado, 2025 deve ser o ano em que o “click to pay” vai ganhar volume. Trata-se de uma espécie de carteira digital construída pelas bandeiras. Ela armazena dados de cartões de forma criptografada e, assim, permite a finalização de compras com poucos cliques.
Segundo o presidente da Mastercard no Brasil, Marcelo Tangioni, a companhia já cadastrou mais de 20 estabelecimentos comerciais “âncoras” e este ano a ferramenta deve começar a ganhar musculatura. “Existe uma expectativa que os grandes bancos embarquem suas bases para serem aceitas dentro do Click to Pay. Isso dispensa o cliente de fazer seu cadastro e vai melhorar muito a experiência do consumidor”, afirmou em entrevista ao Valor.
Por enquanto o Click to Pay funciona apenas no cartão de crédito, mas há uma perspectiva para o lançamento do recurso também para o débito. A Visa, por exemplo, está começando a testar formas de autenticação do débito no Click to Pay, que é um passo necessário para inclusão do meio de pagamento na carteira.
“O débito tem uma necessidade a mais, que é a camada de autenticação. Entendemos conversando com o mercado que isso é necessário”, explicou recentemente ao Valor o vice-presidente de produtos e inovação, Fernando Amaral.
Em um estudo, a consultoria GMattos apontou que Click to Pay está disponível em 3,4% das lojas monitoradas, uma performance ainda bastante modesta considerando os audaciosos objetivos da Visa e Mastercard para a plataforma. “O desafio para o tracionamento do Click to Pay é expressivo, dada a necessidade de adaptação de todos os atores envolvidos no arranjo bandeira, bancos, credenciadoras, lojistas e o consumidor. Um dos fatores críticos é a inclusão da opção específica Click to Pay no check-out", diz o levantamento.
Ainda assim, Gastão Mattos, responsável pelo estudo, explica que, após a conclusão do levantamento, em março, alguns bancos começaram a incluir a opção de cadastramento para o Click to Pay em seus aplicativos. “Simulamos a operação e a usabilidade parece muito boa. Ao cadastrar o cartão no app do banco, o fluxo é simplificado, não sendo necessário cadastrar o device (celular, laptop, computador) para usar a funcionalidade. Acho que é um passo importante para a funcionalidade finalmente ganhar tração”, afirma.